Pedido de Música

Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ucrânia concorda com proposta dos EUA para cessar-fogo imediato de 30 dias com a Rússia - Luziânia

Ucrânia concorda com proposta dos EUA para cessar-fogo imediato de 30 dias com a Rússia

A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias com a Rússia, segundo uma declaração conjunta dos dois países publicada nesta terça-feira (11). O governo ucraniano também se comprometeu a tomar medidas para restaurar uma paz duradoura após a invasão russa.

Autoridades da Ucrânia e dos Estados Unidos se reuniram na Arábia Saudita nesta terça-feira para discutir a guerra. A proposta de cessar-fogo ainda precisa ser aprovada pela Rússia e formalmente assinada pelas partes envolvidas no conflito.

Durante a reunião, os Estados Unidos anunciaram que retomarão o compartilhamento de informações de inteligência e assistência de segurança à Ucrânia.

Além disso, Ucrânia e Estados Unidos concordaram em concluir o mais rápido possível um acordo para a exploração dos recursos minerais ucranianos.

Os detalhes do acordo ainda não foram divulgados por autoridades americanas e ucranianas, e não há prazo definido para o início do cessar-fogo, caso seja aprovado pela Rússia.

A negociação foi elogiada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Ele afirmou que a proposta de cessar-fogo dá garantias de segurança ao país por terra, água e mar.

Enquanto isso, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que a Ucrânia deu um passo positivo no conflito. Ele disse esperar que a Rússia tenha a mesma postura.

Segundo Rubio, o prazo de 30 dias poderá ser prorrogado por mais tempo e deve ser negociado por Ucrânia e Rússia.

Já o conselheiro de Segurança Nacional do governo de Donald Trump, Mike Waltz, declarou que se reunirá com autoridades russas em breve para discutir a proposta. Ele também afirmou que o acordo prevê garantias para assegurar uma paz duradoura na região.

Obra do artista italiano Tvboy sobre a carcaça de um tanque de guerra destruído na vila de Dmytrivka, perto de Kiev, mostra um pombo com as cores da bandeira ucraniana e um ramo no bico — Foto: Efrem Lukatsky/AP

Obra do artista italiano Tvboy sobre a carcaça de um tanque de guerra destruído na vila de Dmytrivka, perto de Kiev, mostra um pombo com as cores da bandeira ucraniana e um ramo no bico — Foto: Efrem Lukatsky/AP

O encontro

A reunião entre autoridades dos Estados Unidos e da Ucrânia acontece 11 dias depois de os presidentes Donald Trump e Volodymyr Zelensky baterem boca na Casa Branca. A discussão começou após o ucraniano questionar uma fala do vice-presidente dos EUA, J.D. Vance.

Naquele dia, Trump disse que Zelesnky estava apostando com a vida de milhões de pessoas e sugeriu que ele estava disposto a correr o risco de provocar uma Terceira Guerra Mundial. O presidente ucraniano também foi chamado de ingrato por Vance.

Após a discussão, Zelensky deixou a Casa Branca sem assinar um acordo que permitiria os Estados Unidos a explorarem minérios na Ucrânia. O tratado é visto como essencial para que os americanos mantenham o apoio aos ucranianos.

Nas horas seguintes, Zelensky fez uma série de acenos para Trump e aos Estados Unidos. A tentativa de reaproximação resultou no encontro entre Ucrânia e Estados Unidos desta terça-feira.

Horas antes da reunião, a Ucrânia lançou um grande ataque de drones contra Moscou. O bombardeio deixou três mortos e 17 feridos, provocou incêndios e chegou a suspender temporariamente as atividades em quatro aeroportos da capital russa, segundo autoridades locais.

FONTE: G1 MUNDO

Deixe seu comentário:

CURTA NOSSA PÁGINA

SUA MENSAGEM

© Direitos reservados Luziânia FM - A rádio que faz parte do seu dia!