Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A família de Ygona Moura usou as redes sociais nesta segunda-feira (15/03) para mostrar o laudo médico que nega a morte da influenciadora por Covid-19.
Ygona faleceu há cerca de dois meses. Na época, a família confirmou o diagnóstico pela doença, mas o documento apresentado agora aponta que a influencer morreu devido à complicações causadas pela tuberculose, comorbidade já existente e, aparentemente, desconhecida por pessoas próximas.
“Só agora tive acesso ao prontuário médico da Ygona, onde consegui ver o resultado do teste de Covid que ela fez e o resultado deu negativo. Ygona testou positivo para tuberculose”, disse Valéria Cardoso, mãe de Ygona.
Segundo Valéria, a causa da morte da influencer foi choque séptico com foco pulmonar. A morte de Ygona ganhou repercussão nacional após a família confirmar o diagnóstico de Covid-19 pelo fato da influenciadora ter zombado várias vezes da doença e do distanciamento social.
A tuberculose pode ser uma causa de agravamento da infecção pelo coronavírus — e vice-versa. O alerta é do farmacêutico-bioquímico Fabiano José Queiroz Costa, gerente de Biologia Médica do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) que é referência regional para diagnóstico da doença no Brasil.
Segundo ele, pacientes com a doença infectocontagiosa já apresentam problemas pulmonares e devem ter atenção redobrada com a Covid-19, que pode trazer complicações no pulmão.
“Se ele for acometido pelo coronavírus, ele é propício a desenvolver uma forma mais grave da doença”, explica, ressaltando que o paciente, nesse caso, se enquadraria no grupo de risco, formado por idosos, hipertensos, diabéticos e portadores de outras doenças crônicas. Para tais pessoas, principalmente as que estão em tratamento, o recomendado é, ao apresentar sintomas como tosse e febre, procurar imediatamente o hospital.
Fonte: MT