Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Distrito Federal está em “estado de alerta”, nesta quarta-feira (21), devido à baixa umidade relativa do ar. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice pode chegar a 20% ao longo do dia.
Nesta terça-feira (20), a capital registrou o dia mais seco do ano. A umidade chegou a 13% em Brazlândia, mas também foi baixa nas outras regiões monitoradas pelo Inmet. Confira:
O alerta amarelo é emitido quando há “baixo risco de incêndios florestais e à saúde”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que para uma boa qualidade do ar, o índice deve ficar em torno dos 60%.
Nesta terça, por exemplo, a capital entrou no estado “laranja“, quando a umidade pode variar entre 12% e 20%. O “vermelho” considera índices abaixo dos 12%.
A meteorologista do Inmet Naiane Araújo explica que, nos próximos dias, o tempo deve continuar seco, mas a tendência é de que os níveis não fiquem “críticos”, diz. “Tivemos influência de uma massa de ar frio de origem polar, que estava no Sul, mas avançou na área central do país”.
De acordo com a especialista, a massa de ar começou a se deslocar do Centro-Oeste, o que deve reduzir a seca. “No fim de semana, principalmente, a umidade não deve ficar tão baixa como nos últimos dias”, comentou.
Amanhecer em Brasília, nesta quarta-feira (21) — Foto: TV Globo/Reprodução
Junto ao tempo seco, o frio predomina na capital. De acordo com Naiane, o tempo gelado deve permanecer, principalmente durante as manhãs.
“As temperaturas ficarão baixas pelo menos até o fim de semana. Não devemos ter grandes mudanças”, comentou.
Nesta quarta, a meteorologista informou que os termômetros registraram a mínima de 11°C durante a madrugada, tempo mais quente do que o registrado na terça-feira, de 6°C. “De qualquer forma, a tendência é de que [o tempo] não vá esquentar”, afirmou.
O tempo frio e seco é característico do inverno na capital. A estação começou em 21 de junho e vai até 22 de setembro.
Durante o estado de alerta, o Inmet dá algumas orientações aos moradores da capital:
Além disso a Defesa Civil também faz uma série de recomendações durante o período, inclusive para barrar a transmissão de doenças respiratórias, como a Covid-19: