O Parque Estadual do Juquery possui quase 2 mil hectares de área, com vegetação de cerrado. Ele fica entre os municípios de Caieira e Franco da Rocha, na Grande São Paulo.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as cinzas do incêndio no parque estadual foram transportados pelo vento para a capital paulista. Moradores de diversas regiões relataram uma “chuva de fuligem” invadindo casas desde a tarde de domingo.
O major Palumbo, do Corpo de Bombeiros, informou que a corporação recebeu 2.360 chamados para incêndio em vegetação na Região Metropolitana de São Paulo neste final de semana.
Seis baloeiros foram detidos na noite deste domingo (22), em Franco da Rocha, pela Guarda Municipal. Eles foram localizados na estrada Ettore Palma, após denúncia anônima recebida pela corporação.
O grupo foi levado para a delegacia e autuado por crime ambiental. Ainda não há informações sobre a possível relação das prisões com a queda de um balão que teria provocado o incêndio de grandes proporções em no Parque Estadual do Juquery.
O material usado para soltar balões foi apreendido. Os seis suspeitos pagaram a fiança de R$ 3 mil cada e foram liberados por volta das 2h desta segunda (23).
Incêndio no Parque Juquery destruiu mais de 60% da vegetação — Foto: Elcio Horiuchi e Amanda Paes/Arte G1
A massa de ar quente e seco que fica sobre o estado de São Paulo até esta quinta-feira (26) pode provocar novos incêndios florestais e queimadas como os que foram registrados no último final de semana na Grande São Paulo.
A previsão para esta semana é de que o tempo permaneça seco na Grande SP até quinta-feira (26). Os percentuais de umidade devem continuar longe do ideal, com valores mínimos próximos ou abaixo dos 20% no período da tarde, segundo meteorologistas do Centro de Emergências Climáticas (CGE).
Essas condições são favoráveis para a propagação de incêndios. A baixa umidade do ar também agrava os efeitos da poluição, uma vez que dificulta a dispersão dos poluentes.
Os meteorologistas alertam para a possibilidade de que novos recordes de temperatura máxima do inverno 2021 sejam observados. O ápice do calor está previsto para a metade da semana, com máxima de até 34°C na quarta-feira (25).
Fonte: G1