Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Moradores de Jataí, no sudoeste de Goiás, enfrentaram -1°C, o que, segundo produtores rurais, prejudicou plantações e criação de animais. A temperatura é a mais baixa registrada na região em 33 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás. Água, pasto e alfaces congelaram, além de um porco ter morrido.
“Aquele milho ali está amarelinho, mas estava verde ontem. Secou o pasto e agora só tem ração. Ração cara do jeito que está, fica difícil”, reclamou o produtor rural José Abadio da Silva. Ele disse que ainda não fez os cálculos de qual o tamanho do prejuízo que o recorde de temperatura lhe causou.
Vegetação congelada em fazenda de Jataí — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Também produtor rural, Agostinho Francisco da Silva contou que não perdeu animais ou plantação, mas que um sobrinho, que tem uma fazenda vizinha à dele, ficou no prejuízo.
“No meu sobrinho, a geada foi muito grande, morreu um porco dele. Ele mostrou que estava quebrando o gelo com martelo, mandiocal secou, milho”, disse.
Porcos tentam se aquecer encolhidos em fazenda de Jataí — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Maria das Graças vive no campo também e disse que perdeu várias alfaces congeladas. “Horta estava começando. Tive que jogar algumas plantas fora”, contou.
Chefe do Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás, Elizabeth Alves disse que a temperatura é recorde na região.
“A última temperatura de -1°C ocorreu há 33 anos, em 1988. De lá para cá, essa temperatura só voltou a ser registrada agora novamente”, disse.
Fonte: G1